
7 Dicas de como obter o chopp perfeito
1 – A purificação
Cada copo tem de ser minuciosamente esfregado, em escovas fixadas na cuba da pia, por dentro, por fora e na base. Depois, é enxaguado em outra cuba, com água corrente. Essa etapa inclui erguer o copo na altura dos olhos para ver se as gotas estão correndo uniformemente, um dos indícios para saber se está bem limpo. Isso impede que o colarinho desapareça rapidamente, evitando o risco do chopp ficar “desprotegida”.
2 – O sacrifício
O primeiro jarro da chopeira deve ser degustado para verificar o sabor e a essência do chopp. Isso garante que a bebida colocada no copo esteja realmente fresca e impede a existência de um excesso indesejado de creme.
3 – A inclinação
O copo deve ser segurado logo abaixo do bico da torneira, com uma inclinação de 45°, e não pode tocar o bico.
4 – O colarinho
A formação do creme ocorre naturalmente pela inclinação correta do copo e, depois, quando ele é abaixado. Ao circular, a bebida ganha uma proporção ideal entre espuma e líquido. O creme inicial é importante para evitar que o chopp entre em contato com o ar e perca sabor e aroma.
5 – A retirada
O copo deve ser removido do jato do chopp com rapidez e precisão, de maneira a evitar que alguma gota entre em contato com o ar, oxide e interfira no sabor do chopp.
6 – A guilhotina
O excesso de creme formado no topo da taça deve ser “gentilmente cortado” com uma espátula inclinada a 45°. Isso evita que o creme do chopp abaixe rapidamente.
7 – O julgamento
Há uma quantidade de creme considerada correta: 3 cm – nem mais nem menos, o equivalente a cerca de dois dedos. Essa camada cria um “chapéu” de proteção para a bebida.